25 de setembro de 2014

Bolo diamante negro e mais um objectivo concretizado :)

Você é o fósforo e eu sou o pavio,
Você é um torpedo e eu sou um navio.
Você é o trem e eu sou o trilho,
Eu sou o dedo e você é o meu gatilho.

O nosso jogo é perigoso, menina.
Nós somos fogo, nós somos fogo,
Nós somos fogo e gasolina.

Roberta Sá


Há sensivelmente um ano publiquei aqui no blog uma lista das 101 coisas que queria fazer nos 1001 dias seguintes. Desde então a lista foi sofrendo algumas alterações, mas confesso que me sinto orgulhosa dos objectivos que já realizei até agora e dos que planeio realizar num futuro breve (como entrar na especialidade!).

Um desses objectivos era ter uma assinatura anual da Saveurs.


Para quem não sabe a Saveurs é uma revista de culinária francesa com a qual eu casaria e teria bebés se pudesse. Ia tendo um ataque quando encontrei a Saveurs especial de sobremesas no aeroporto de Bordéus, e dei um gritinho tão histérico que acho que os senhores da segurança pensaram que eu tinha visto alguém a implantar uma bomba :D

Desde então fiz tantas receitas desta revista dos céus (eu juro que foi Deus que inventou isto!) que a pobrezinha já estava molhada, rasgada e suja de tanto andar aos trambolhões pela minha cozinha. E comecei a pensar seriamente em comprar uma assinatura anual.


Um dia fomos jantar a casa do nosso amigo Bernardo e eu fiquei de levar uma sobremesa. Sugeri várias das receitas da revista que mal podia esperar por experimentar mas o bolo de chocolate negro foi o escolhido pelo anfitrião (rapazes, enfim!), por isso meti mãos à obra.

A meio da confecção a minha confiança esfumou-se. E se fosse um fiasco? E se o bolo ficasse duro? E se não ficasse saboroso? E se - tal como 80% das minhas receitas de bolos - o resultado defraudasse as minhas expectativas?


No fim a Saveurs provou-se novamente digna do desafio. O bolo desapareceu de tal forma que nem sequer tive tempo para o fotografar inteiro (e quase que coloquei a minha vida em risco a lutar pela fatia que sobrou para poder fotografá-la!). Ficou bem intenso, fofinho e pouco doce (tal como toda a pastelaria francesa!) e eu engoli as minhas inseguranças, assinei a revista e iniciei o meu casamento bígamo.

Agora sou casada com o Pedro e com a Saveurs. E confesso-vos que nunca estive tão feliz.


Bolo diamante negro

Ingredientes:

Para o bolo:
* 150g de chocolate negro (mínimo 70% de cacau);
* 100g de manteiga amolecida;
* Três ovos;
* 120g de açúcar branco;
* 75g de farinha;
* Uma colher de chá de fermento;

Para o recheio:
* Duas folhas de gelatina neutra;
* 400ml de leite;
* 100g de chocolate negro (mínimo 70% de cacau);
* Quatro gemas de ovo;
* 80g de açúcar branco;
* 30g de amido de milho (farinha maizena);

Para a cobertura:
* Cacau em pó magro.

Confecção:

* Derreter o chocolate e a manteiga no microondas ou em banho-maria;

* Bater bem as gemas e o açúcar e juntar o chocolate derretido, continuando sempre a bater;

* Juntar a farinha e o fermento e misturar bem;

* Bater as claras em castelo e incorporar suavemente na massa;

* Verter a massa para uma forma untada e levar ao forno pré-aquecido a 160º durante 40 minutos;

* Para o creme demolhar as folhas de gelatina em água fria;

* Aquecer numa panela o leite e o chocolate e esperar que o chocolate derreta;

* Numa tigela bater bem as gemas de ovo com o açúcar e a farinha maizena e depois verter o leite quente sobre esta mistura;

* Devolver à panela e aquecer até o creme engrossar;

* Desligar o lume, juntar as folhas de gelatina escorridas e mexer bem;

* Deixar o creme esfriar;

* Cortar o bolo ao meio e rechear e cobrir com o creme;

* Manter no frio e polvilhar com cacau em pó antes de servir.


Até amanhã!