1 de julho de 2014

Iogurtes de maçã e canela para um calor infernal!

Living easy, living free,
Season ticket on a one-way ride.
Asking nothing, leave me be
Taking everything in my stride.
Don't need reason, don't need rhyme,
Ain't nothing I'd rather do.
Going down, party time,
My friends are gonna be there too!

I'm on the highway to hell,
On the highway to hell.

AC/DC


Eu acredito que todas as receitas têm uma história, e é esse o lema em volta do qual o blog se move: de facto, todas as receitas que vos mostro aqui têm uma pequena história sobre o acontecimento que as originou, alguma peripécia que tenha acontecido durante a elaboração ou até um longo pensamento metafísico que tive enquanto lavava a louça no fim. Mas acho que nunca vos tinha contado uma história que acontece depois da receita estar pronta, por isso a história de hoje é uma excepção especial :)


Há algumas semanas que faço três tipos diferentes de iogurtes de cada vez que ligo a iogurteira, por uma razão que não tem nada a ver com o desenvolvimento de receitas para um novo livro. Depois segue-se um dilema e uma enorme luta interior: qual das receitas publico? São todas deliciosas e têm um aspecto escandalosamente divinal! 

Neste dia decidi publicar a receita de iogurtes de maçã e canela. Montei o material fotográfico, tirei os iogurtes do frigorífico e comecei a sessão fotográfica mais longa da minha vida a seguir à dos brownies com cobertura de cacau.


Imaginem o cenário. Lá fora o termómetro marcava 38 graus. O sol do início da tarde batia com força na janela da cozinha. Os copinhos dos iogurtes pingavam. Eu pingava também. Estava um calor absolutamente insuportável. 

Eu já disse várias vezes aqui no blog que não sou pessoa do Verão. Não gosto, pronto. Não me dou bem com o calor, detesto sentir-me suada, perco toda a minha energia e torno-me numa pequena bomba nuclear de irritação e preguiça. E por isso acho que foi verdadeiramente heróico ter conseguido fotografar decentemente estes iogurtes. 


Devo ter demorado meia hora, mas garanto-vos que pareceu dez vezes mais. E nem consigo descrever o alívio que foi guardar os iogurtes, afastar-me do sol e da janela, voltar para a sala escurecida e fresquinha, tirar a roupa toda e deitar-me no sofá em frente à ventoinha. 

Decididamente não sou pessoa do Verão. Mas sou pessoa de iogurtes de maçã e canela :D


Iogurtes de maçã e canela

Ingredientes (para sete iogurtes):

* Três maçãs cortadas em pequenos pedaços;
* Quatro colheres de sopa de água, sumo de maçã ou sidra de maçã;
* Meia colher de chá de canela em pó;
* Um litro de leite fresco meio-gordo;
* Três colheres de sopa de leite em pó magro;
* Três colheres de sopa de açúcar;
* Um iogurte natural;
* Meio iogurte grego.

Confecção:

* Levar as maçãs ao lume com a água, o sumo de maçã ou a sidra de maçã (eu usei a sidra);

* Deixar cozer até a água evaporar e triturar com a varinha mágica;

* Juntar a canela em pó e envolver bem;

* Noutro tacho colocar o leite fresco, o leite em pó e o açúcar e mexer com uma vara de arames;

* Levar ao lume até ferver e deixar arrefecer;

* Quando estiver morno juntar os iogurtes, misturando com a vara de arames;

* Distribuir a maçã pelos copinhos e cobrir com o leite;

* Levar à iogurteira durante cerca de dez horas;

* Transferir para o frigorífico durante pelo menos quatro horas;

* Servir com molho de caramelo (opcional). 


Tenham uma óptima Yogurt Tuesday! :D